A Síndrome do Impacto é o termo geral que representa várias alterações no ombro que se manifestam por dor e limitação funcional, principalmente em atividades que necessitem elevar os braços acima da cabeça.
De maneira bem resumida, essas alterações levam ao atrito dos tendões do manguito rotador do ombro com uma parte óssea, que fica lateralmente à clavícula, chamada de acrômio.
Fatores intrínsecos como espessamento do tendão, por degeneração ou calcificação dentro das fibras tendinosas, ou aumento da bursa por inflamação são comumente encontrados.
Fatores extrínsecos ocorrem quando há diminuição do “túnel” por onde desliza os tendões. Pode ocorrer por uma alteração anatômica congênita da forma do acrômio, por alterações degenerativas adquiridas, como esporões, osteófitos (“bicos de papagaio”) ou sequelas de fraturas e também por ausência de fusão dos núcleos de ossificação do acrômio (os acromiale).
Fatores secundários como instabilidade do ombro, seja por hiperfrouxidão ligamentar ou lesão ligamentar, também podem levar ao impacto.
O uso excessivo dos sistemas articular e muscular, como por exemplo nas lesões por esforço repetitivo (LER) ou em esportistas, causando por sobrecarga das fibras musculares, fadiga e estiramento excessivo do manguito rotador são outros fatores que podem se relacionar com lesão dos tendões do manguito rotador do ombro e impacto.
O diagnóstico é feito através do exame clínico, com testes específicos, e exames de imagem como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Um teste com injeção de anestésico no espaço subacromial com alivio temporário da dor pode ser realizado.
O tratamento deve ser voltado para reverter a CAUSA da síndrome do impacto, pois como podem perceber existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento do impacto subacromial.
Para contribuir com nossos pacientes e seguidores, eu e a Carolina Umpierres separamos alguns exercícios que podem te ajudar em alguns casos de impacto subacromial.
Mais informações? Procure seu ortopedista de confiança.
#ortopedia #traumatologia #medicina #tratamento #prevenção #dornojoelho #artroplastiadojoelho #protesejoelho #ortopediabh #esportes #videoartroscopia #drthiagobrustolini