As infiltrações intra-articulares são procedimentos utilizados na ortopedia e na reumatologia desde a metade do século passado.
Atribui-se a Hollander, em 1953, a primeira publicação do uso de corticóide intra-articular, para tratamento de artrite reumatóide.
São procedimentos através dos quais são introduzidas medicações com ação anti-inflamatória dentro do espaço intra-articular, ou seja, dentro das juntas através de uma injeção.
Várias são as medicações utilizadas nas infiltrações intra-articulares como corticosteróides, anestésicos, ácido hialurônico e plasma rico em plaquetas.
As infiltrações podem fazer parte do tratamento de diversas patologias ortopédicas como tendinites, bursites, epicondilites, fascites, compressões nervosas, osteoartrose, neuromas, dedo em gatilho, dentre outras.
Vários são os trabalhos que demonstram a efetividade desse procedimento de quando bem indicado e utilizado em conjunto com outros tratamentos. Os tratamentos são sempre multimodais e nunca apenas uma infiltração isolada.
Algumas contra-indicações à realização das infiltrações intra-articulares são infecção na articulação a ser infiltrada, ulceração ou celulite periarticular, osteomielite adjacente, endocardite bacteriana, distúrbios graves de coagulação e uso de prótese na articulação em questão.
O mal uso dessa intervenção com indicação inadequada, falta de habilitação técnica para realizá-la, equívoco no número de sessões e escolha incorreta da medicação utilizada, podem causar resultados insatisfatórios e complicações indesejadas.
Na imensa maioria das vezes a infiltração intra-articular pode ser realizada às cegas, ou seja, dispensando aparelhos que guiem o médico na busca do espaço intra-articular. No entanto, articulações como quadril e articulações interapofisárias (articulações posteriores da coluna vertebral), devem ser abordadas preferencialmente com auxílio de aparelhos de imagem.
Os aparelhos que mais habitualmente auxiliam o médico a realizar essas infiltrações mais profundas são a radioscopia e a ultrassonografia.
Mais informações? Procure seu ortopedista de confiança.
#ortopedia #traumatologia #medicina #tratamento #prevenção #dornojoelho #artroplastiadojoelho #protesejoelho #ortopediabh #esportes #videoartroscopia #drthiagobrustolini