Ortopedia

Crepitação é um termo que descreve qualquer barulho, rangido, estalido, chiado, estouro, estalo que ocorre ao movimentar uma articulação (ou popularmente chamada de “junta”).

Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comumente observada à medida que você envelhece.

Crepitação pode ser encontrada no quadril, ombro, pescoço, coluna vertebral e mais comumente nos joelhos, que são freqüentemente afetados pela artrite.

A crepitação do joelho é uma área pouco pesquisada, mas estudos recentes mostraram que a maioria dos estalos nas articulações são fisiológicas (normais) e não patológicas (problemáticas).

McCoy, em 1990, fez um estudo que mediu os sons nos joelhos dos participantes usando artrografia por vibração e descobriu que 99% dos joelhos emitem algum tipo de ruído.

Nas pessoas com crepitação fisiológica, os estalos não têm correlação com dor ou com a função da articulação.

A causa exata do crepitação ainda é desconhecida, mas existem algumas teorias em torno de onde o barulho provém:

*Acúmulo e explosão de bolhas de ar no líquido sinovial

*Estalo de ligamentos / tendões sobre proeminências ósseas (normalmente o bíceps femoral sobre o joelho lateral)

*Captura de sinóvia ou plica fisiológica

*Menisco hipermóvel

*Menisco discóide

*Fenômeno do “deslizamento”

Já os ruídos patológicos normalmente estão ligados a um incidente ou lesão específica, como por exemplo o estalo ouvido em uma lesão do LCA ou uma ruptura meniscal que faz um click em um ponto específico do ciclo de movimento do joelho.

Alterações degenerativas, plica patológica, instabilidade femoropatelar, síndrome da dor anterior no joelho e crepitação pós-cirúrgica são causas potenciais de crepitações patológicas.

Pacientes com alguma doença associada a crepitação normalmente apresentam sintomas adicionais como dor, inchaço, restrição de movimento, dentre outros. Assim, o tratamento da lesão inicial deve, esperançosamente, resolver o estalo além dos sintomas adicionais.

Mais informações? Procure seu ortopedista de confiança.

#ortopedia #traumatologia #medicina #tratamento #prevenção #dornojoelho #artroplastiadojoelho #protesejoelho #ortopediabh #esportes #videoartroscopia #drthiagobrustolini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *