A imobilização gessada é uma alternativa muito útil no tratamento de diversas doenças ortopédicas. Porém, para que esse método de tratamento funcione, é muito importante que você domine alguns cuidados necessários para conservação do seu gesso:
*Não molhe o gesso. Mesmo o sintético!Embora o gesso sintético não perca o seu formato em contato com a água, evite molhá-lo, pois a umidade causa mau cheiro e aumenta as chances de infecção por fungos. Você deve protegê-lo com saco plástico ao tomar banho.
*Não coloque nenhum objeto dentro do gesso, nem mesmo para coçar. O atrito pode provocar feridas, que podem evoluir sem tratamento. Tenha especial cuidado com crianças, pois elas podem introduzir pequenos brinquedos sob o gesso.
*Procure manter o membro engessado elevado durante a maior parte do dia e durante à noite.
*Limpe cuidadosamente entre os dedos e mantenha esta região seca. A umidade propicia o desenvolvimento de infecção por fungos (frieiras).
*Se você colocou um gesso convencional, não apóie nas primeiras 48 horas para que seque completamente. No caso do gesso sintético, o apoio pode ser liberado em alguns casos, minutos depois da colocação, pois a secagem é muito mais rápida.
*Tenha cuidados com escadas, tapetes e pisos molhados, eles aumentam a chance de quedas, especialmente se você estiver usando muletas.
*Procure movimentar os dedos e articulações que não estão imobilizadas.
*Nunca retire o seu gesso sem falar com o médico e jamais diminua ou corte o seu gesso.
*Não conduza veículos auto motores enquanto estiver com gesso.
*Avise seu médico se você ou algum familiar já teve problemas circulatórios, especialmente trombose venosa profunda. O uso de anticoagulate no período que você estiver imobilizado é indicado muitas vezes para minimizar estes problemas.
*Siga exatamente as orientações do seu médico. No caso de dúvidas, entre em contato.
Mais informações? Procure seu ortopedista de confiança.
#ortopedia #traumatologia #medicina #tratamento #prevenção #dornojoelho #artroplastiadojoelho #protesejoelho #ortopediabh #esportes #videoartroscopia #drthiagobrustolini