Ortopedia

A osteoporose é definida como uma doença metabólica do esqueleto, caracterizada por alterações na microarquitetura tecidual óssea, que comprometem sua resistência e a qualidade, predispondo ao aumento do risco de fratura.

Essa doença é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. As fraturas por osteoporose ocorrem mais frequentemente nas vértebras, no punho e no quadril (fêmur proximal). As fraturas do quadril são as mais graves e aumentam a taxa de mortalidade em até 20% nos dois anos seguintes à fratura. Além disso, mais da metade dos que sobrevivem a uma fratura do quadril são incapazes de ter uma vida independente e muitos deles necessitam vivem em ambientes institucionalizados.

Uma grande curiosidade é que, diferente do que muitas pessoas acreditam, a osteoporose é uma doença silenciosa e não causa dor ou outros sintomas até que ocorra fratura. Inclusive, as fraturas vertebrais podem ser completamente assintomáticas, havendo apenas como sintomas diminuição da altura do paciente e a presença de deformidade na coluna como a famosa “corcunda de viúva”.

Os fatores de risco mais importantes relacionados à osteoporose são idade avançada, raça branca ou oriental, história prévia ou familiar de fratura, menopausa precoce, baixo peso (IMC), sedentarismo, uso de corticosteroides oral por mais de 3 meses, tabagismo, alcoolismo e baixa ingestão de cálcio na dieta.

Fazem parte da investigação inicial da osteoporose exames como hemograma, dosagens de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina, testes de função tireoidiana, vitamina D, creatinina, radiografia de coluna torácica e lombar e a densitometria óssea (DMO). Inclusive a DMO é o exame “padrão ouro” para diagnóstico da osteoporose.


O objetivo principal do tratamento dessa doença é evitar as quedas e, consequentemente, as fraturas. As quedas nos idosos ocorrem devido às deficiências no controle neuromuscular devido aos reflexos retardados pela senescência ou entorpecidos por medicamentos, visão reduzida e musculatura fraca.

Mais informações? Procure seu ortopedista de confiança.

#ortopedia #traumatologia #medicina #tratamento #prevenção #dornojoelho #artroplastiadojoelho #protesejoelho #ortopediabh #esportes #videoartroscopia #drthiagobrustolini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *