Ortopedia

O termo canelite se tornou um apegado de todas as expressões utilizadas para qualquer dor na face anterior da perna. A dor na canela é extremamente comum em corredores e triatletas, sejam amadores ou profissionais, principalmente se associado a pronação excessiva do pé (pé plano).

Evidências recentes sugerem que essa condição é complexa e pode ser causada por vários tipos de lesões, incluindo tendinopatia, periostite e reações de estresse na tíbia. Na prática, você geralmente tem problema em um dos dois locais:

No compartimento anterior da perna: 

*Afeta o músculo tibial anterior e / ou o extensor dos dedos.

*É causada por uso excessivo ou fraqueza músculo-tendinosa

*Possui natureza mais crônica e repetitiva

*Causa dor na parte ântero-lateral da perna.

Nos compartimentos posteriores da perna:

*Afeta o músculo tibial posterior, flexor dos dedos e solear.

*Envolve tração e ruptura das fibras de Sharpey do periósteo (membrana que envolve o osso).

*É causada por uso excessivo (overuse).

*Possui natureza mais aguda, coincidindo com mudança no terreno, na intensidade do treino, no calçado ou no condicionamento do indivíduo.

*Causa dor na face ântero-medial da região inferior da perna, também conhecida como SÍNDROME DO ESTRESSE TIBIAL MEDIAL, ou Periostite ou Tibialgia.

*Se não tratada pode evoluir com fratura por estresse / fadiga seja ela completa ou incompleta.

Embora a fisiopatologia dessas lesões possa parecer complicada, essas condições geralmente envolvem situações em que o corpo não é capaz de cicatrizar devido a uma carga excessiva, gerando desequilíbrio muscular e inflamação. 

Dessa forma, o objetivo do tratamento dessas patologias é garantir um equilíbrio na tensão e força dos grupos musculares opostos, fazendo com que o tornozelo possa se mover amplamente e ganhando resistência dos músculos da face anterior da tíbia.

Seguindo essa lógica, a grande maioria dos casos pode ser tratada controlando o estresse que está sendo aplicado ao sistema. Isso inclui a manipulação de cinco variáveis ​​principais:

* Frequência, volume ou intensidade de treinamento

*Técnica

*Equipamento (superfície de treinamento, sapatos)

*Nutrição

*Formação de resistência

Em muitos casos você pode notar que, as panturrilhas constantemente contraturadas, começam a relaxar quando se fortalece os músculos da face anterior da tíbia.

Mais informações? Procure seu ortopedista de confiança.

#ortopedia #traumatologia #medicina #tratamento #prevenção #dornojoelho #artroplastiadojoelho #protesejoelho #ortopediabh #esportes #videoartroscopia #drthiagobrustolini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *